Mapa do Site

Correio UNIFESP

Sobre o Site

Nova pagina 1

  visitantes

on-line

Pesquisa no Site Pesquisa na Web
powered by FreeFind

Home

Sobre o Laboratório

 Equipe

 Linhas de Pesquisa

 Publicações (pdf)

 Teses/ Dissertações

 Técnicas Experimentais

                 ( DICAS)

 Imuno (ilustrações)

 Cientistas e Descobertas

 Neurociência no Brasil

 Auxílios Financeiros

 Links Neurociências

 Materiais Didáticos       (Tutoriais/Aulas/Programas)

 Curso de Verão

 Proteção aos Animais

 Informações

       Comunitárias

 

 

  Email

 

pay per click advertising
pay per click advertising Counter

 
2

I N F O R M A Ç Õ E S     G E R A I S

Laboratório | Programas | Objetivos | Matrícula | Localização

 
::    LABORATÓRIO   DE   NEUROFISIOLOGIA    ::

          O Laboratório de Neurofisiologia do Departamento de Fisiologia da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) desenvolve um trabalho na área básica voltado à investigação dos fenômenos neuropatológicos. Nossa equipe é formada por profissionais de várias áreas (médicos, fisioterapeutas, biólogos, biomédicos, farmacêuticos, químicos, veterinários, analistas) estando estes profissionais matriculados em um dos Programas de Pós-graduação:

           (http://www.unifesp.br/dneuro/pgneuro/ingresso)

  • Programas de Pós-graduação da Pediatria

  • Programas de Pós-graduação da Psicobiologia

  • Programas de Pós-graduação da Ginecologia

  • Programas de Pós-graduação da Farmacologia

             O laboratório tem como linha principal de pesquisa a fisiopatologia da epilepsia do lobo temporal (ELT), contribuindo de modo significativo para maior conhecimento nessa área, com numerosos trabalhos publicados e algumas solicitações de patente.

        :: Solicitadas 2 patentes ::

     Uso de drogas antimuscarínicas - patente depositada no INPI em nome da UNIFESP e da FAPESP, sob o número SP000803 de 24/02/2003

       Uso de sais de escopolamina na profilaxia das epilepsias - patente depositada no INPI em 17/12/1999 e no WIPO em 14/12/2000

 

      
::    PROGRAMAS    ::                                                        

(voltar)

          É fornecido programas de estágio, iniciação científica, mestrado, doutorado e pós-doutorado.  As áreas de concentração envolvem estudos sobre a plasticidade neuronal, epilepsia,  sono, células-tronco, Parkinson, Síndrome de Down, acupuntura, drogas de abuso, memória e comportamento.

 
::    OBJETIVOS    ::                                                         

(voltar)

Epilepsia - Investigar os mecanimos subjacentes a recuperação funcional pós-lesional em modelos de epilepsia.  Definir as bases gênicas e eletrofisiológicas de fenômenos plásticos bem caracterizados como o brotamento das fibras musgosas.  Estudar a neurogênese das células granulares do giro denteado.  Investigar a participação de sistemas colinérgicos na epileptogênese e o potencial de drogas anti-colinérgicas como antiepileptogências.

 

Sono - Analisar a resposta eletrofisiológica e comportamental do sono  às drogas farmacológicas em modelos animais. Fármacos atualmente sob estudo: modafinil (droga que age diminuindo o sono), diazepam (droga indutora de sono) e donepezil (droga que aumenta a frequência do sono REM). Essas drogas são utilizadas na clínica no tratamento de narcolepsia, insônia e Doença de Alzheimer, respectivamente.

 

Células-Tronco - Investigar o potencial de células-troncos neurais e mesenquimais. Verificar  a capacidade das células-tronco em originar diversos tipos celulares devido ao importante objetivo que é o de recuperar, de forma funcional, regiões lesadas seja por processos da idade, por traumas ou doenças. Estudos estão sendo realizados por meio de cultura de células e animais de laboratório.

 

Parkinson - Em construção

 

Alzheimer - Estudar mecanismos patológicos envolvidos na doença de Alzheimer que acarretam em toxicidade ao sistema nervoso central, culminando com a degeneração
neuronal e comprometimento cognitivo. Além disso, buscam-se alternativas terapêuticas para atenuar os sintomas da doença em modelo animal.

 

Acupuntura - Pesquisar os mecanismos neuronais básicos responsáveis pelos efeitos clínicos da acupuntura, tanto em termos de vias neuronais ativadas como em termos de mecanismos bioquímicos.

 

Drogas de Abuso - Em construção

 

 

::    MATRÍCULA    ::                                                           

 (voltar)

               A matrícula pode ser feita no Programa de Pós-graduação em Neurologia/ Neurociências, Farmacologia, Psicobiologia ou Pediatria, respeitando-se os critérios de seleção de cada disciplina que geralmente é baseado em uma prova com assuntos básicos da área envolvida.

 

Regras Básicas

Os estudantes, quando iniciam suas atividades de Pós-Graduação na UNIFESP, já têm decidido o Programa de sua escolha, o nome de seu orientador e o título que irão obter ao final do Programa, isto é, Mestre ou Doutor em Ciências. A matrícula obedece ao fluxo contínuo após a seleção. Após a matrícula, o estudante obterá um crachá de identificação emitido pela Pró-Reitoria Pós-Graduação e Pesquisa. O mesmo deverá ser devolvido após o término do Programa ou quando houver cancelamento e/ou desligamento da Pós-Graduação.

 

Prazos

O prazo máximo para o nível de Mestrado está estabelecido em 24 meses. Em circunstâncias muito especiais e a critério da CEPG/CPG, o estudante poderá obter prorrogação de até 6 meses. Caso o estudante não obtenha a titulação nesse período, sua matrícula será automaticamente cancelada.

Para o nível de Doutorado, o prazo máximo é de 48 meses. Da mesma forma que o Mestrado, uma prorrogação especial de até 6 meses poderá ser concedida.

 

Trancamento, Desligamento e Cancelamento de Matrícula

Os Pós-Graduandos podem, por razões pessoais, solicitar o trancamento de sua matrícula. Este tem a duração máxima de 12 meses e só pode ser solicitado se o estudante ainda não tiver completado 2/3 do período máximo permitido para o seu nível, isto é, 16 meses para Mestrado e 32 meses para o Doutorado.

O cancelamento da matrícula pode ser feito a qualquer momento. Caso o estudante decida reingressar em algum Programa de Pós-Graduação da UNIFESP, a revalidação dos créditos anteriormente obtidos fica a critério da CEPG. O intervalo entre o cancelamento e a nova matrícula deve ser de, no mínimo, 12 (doze) meses.

 

Créditos

De acordo com o estatuto, para obtenção do título de Mestre são necessários 60 créditos em disciplinas e apresentação dos resultados experimentais originais sob a forma de dissertação. Não existe defesa oral para o mestrado. Já para obtenção do título de doutor, são necessários 90 créditos em disciplinas, além da elaboração e defesa pública da Tese. Para aqueles portadores do título de mestre são necessários somente 30 crédito. Se o mestrado foi obtido em outro Programa, a CEPG deverá receber toda documentação referente para análise e revalidação.

Os créditos podem ser obtidos através de Disciplinas, Seminários, Reuniões Científicas, Atividades Didático-Profissionais. É comum que o Orientador, em conformidade com a CEPG do Programa de Biologia Molecular, estabeleça as tarefas do estudante, no sentido de auxiliá-lo na melhor maneira de obter seus créditos, garantindo assim uma formação adequada e compatível com o Título desejado.

Parte de seus créditos (30%) podem ser obtidos em disciplinas cursadas em outras Instituições de Ensino Superior, desde que aprovadas pelo seu orientador e pelo CEPG.

É importante salientar que de acordo com as normas vigentes estabelecidas pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa, o estudante só receberá o certificado, após a homologação da dissertação ou da tese pela CPG, e entrega de trabalho publicado ou aceito para publicação em revista indexada no ISI, onde o estudante figure como autor principal.

 

Língua Estrangeira

Para o Mestrado, o Inglês é a língua obrigatória. A suficiência em Inglês é avaliada através de uma prova na Cultura Inglesa. As datas da inscrição e da prova são amplamente divulgadas pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa. Os documentos necessários para inscrição são: cédula de identidade (R.G.) e o Crachá. O exame é realizado na Cultura Inglesa, situada à Rua Madre Cabrini, 413, Tel.: (011) 5549-1722.

Para o Doutorado, o estudante deve apresentar, além do Inglês, proficiência em uma segunda língua, de sua escolha. Os certificados de língua estrangeira só serão aceitos quando acompanhados do "de acordo" do Orientador.

 

:: Acesso ao Laboratório de Neurofisiologia   ::

(voltar)

O Laboratório de Neurofisiologia está localizado na Rua Botucatu 862,

no 5° andar do Edifício de Ciências Biomédicas (ECB) da UNIFESP.

 

 

Caixa de texto: Laboratorio de Neurofisiologia3*andar

       Acesso via Metrô : Estação Santa Cruz (seguir pela Rua Pedro de Toledo, entrar a esquerda na Rua Botucatu)

       Acesso via Ônibus : Linhas que passam pelo Hospital São Paulo, terminal de ônibus Santa Cruz ou Shopping Santa Cruz

      Correspondência: Rua Botucatu 862, 5° andar - Laboratório de Neurofisiologia, Vila Clementino. São Paulo/SP. CEP:04023-062.

 

       Maiores informações com Roseli Nunes (secretária)

       E-mail  roseli@ecb.epm.br

       Tel.: (11) 5576-4513 / 5539-5365

      

 
 
 
 
 
 
 
 

Patentes:                                                                                                              (voltar)

Proc.FAPESP:

00/10522-4

Registro:

PI 9906220-8, em 17/12/99
PCT/BR00/00137, no WIPO, em 14/12/00

Inventores:

Luiz Eugênio Araújo de Moraes Mello
Cristina Gonçalves Massant
Simone Kastropil Benassi

Área:

Fisiologia

Instituição

Esc. Paulista de Medicina/UNIFESP

Título:

Uso de sais de escopolamina.

Resumo:

O desenvolvimento de projetos de pesquisa na área básica culminaram em nosso laboratório com a descoberta de uma possível aplicação terapêutica de sais de escopolamina visando a prevenção de certas formas de epilepsia. O potencial clínico desse uso, se confirmado em estudos subseqüentes, é imenso, visto não haver terapêutica disponível no momento para esse fim.

Status

Copyright©  1994 - 2008, Universidade Federal de São Paulo